"A Cultura esta acima da diferença da condição social"

Promovendo gratuitamente Assistencia Social e Cultural para crianças de 7 a 17 anos. Os projetos do Bola de Gude tem por finalidade descobrir o potencial de cada criança, acrescentar no futuro de cada um, novas idéias, perspectiva de vida, dignidade e fazer valer seus direitos de cidadão.



terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Santo André


Grande parte da população da cidade descende de imigrantes italianos, espanhóis, portugueses, japoneses e alemães. Mas não se deve desconsiderar a história paulista anterior à imigração, com formação de origens portuguesa, indígena e africana.

Ainda, desde a década de 1960, o fluxo migratório de pessoas de outros estados para a cidade aumentou bastante. Estima-se que, atualmente, cerca de 20% da população de Santo André não seja paulista. Baianos, mineiros e paranaenses são os migrantes mais numerosos.

Lazer e espetáculos

Vista da vila de Paranapiacaba, olhando-se da parte baixaSanto André ainda possui uma carência da expansão das áreas de lazer e recreação. Mas há várias casas de espetáculos, clubes particulares, parques públicos e o Centro Histórico e Ecológico de Paranapiacaba.

Quanto aos espetáculos e eventos culturais, renomadas bandas e artistas nacionais e internacionais se apresentaram nas casas noturnas da cidade. Deep Purple tocou no Clube Atlético Aramaçã em 1997, enquanto os Ramones tocaram duas vezes neste mesmo local. Há ainda a Concha Acústica da Praça do Carmo e o Saguão do Teatro Municipal que recebem regularmente grandes bandas nacionais e festivais gratuitos, além de exposições renomadas de artes plásticas.

Para o turismo histórico, além do Museu Municipal e da Casa do Olhar, na região central de Santo André, uma opção é a Vila de Paranapiacaba. No Museu Ferroviário é possível saber da história do crescimento do estado de São Paulo através dos trilhos da SPR - São Paulo Railway, que ligam Santos, no litoral paulista, a Jundiaí, no interior do Estado. A época era a do café e da imigração, principalmente da Europa.A Vila de Paranapiacaba, com construções tipicamente inglesas, foi criada para ser uma vila de ferroviários. Além das exuberantes construções de madeira de lei, é possível conferir o sistema funicular de tração de trens do século retrasado e máquinas e composições em exposição, como o Locobreque. Há histórias de personagens simples, que através de atos heróicos em meio às dificuldades da época chegaram a salbvar centenas de vidas. Em Paranapiacaba, também é possível realizar turismo ecológico, através das trilhas em meio à Mata Atlântica preservada, que reservam paisagens não comuns ao meio urbano, como cachoeiras, animais em extinção e vegetação nativa.

Já quem gosta de caminhadas e parques, opções são o Parque Celso Daniel, na Avenida Dom Pedro II, no Bairro Jardim, e o Parque Central, na Rua Gamboa, no bairro Paraíso. O Parque Prefeito Celso Daniel era uma chácara pertencente à empresa General Eletric. Encampada pela administração municipal, a chácara chamou-se Parque Duque de Caxias e depois Parque Prefeito Celso Daniel em homenagem ao prefeito assassinado em janeiro de 2002. Possui pistas para caminhadas, lagos com peixes, quadras poliesportivas e uma atração especial: uma figueira enorme com mais de 150 anos.

O Parque Central era um terreno muito extenso pertencente à Rede Ferroviária Federal e depois à Light, antiga companhia de energia elétrica do estado de São Paulo. Milhares de árvores, garças e outras aves, cinco lagos com peixes, pistas para caminhadas, ciclovias, parque de diversões para as crianças, espaço para aeromodelismo e uma concha acústica para espetáculos musicais são o destaque do parque.

Para as crianças, há também o Parque Regional da Criança "Palhaço Estremilique", na região da Avenida Itamarati, no segundo subdistrito de Santo André. O local conta com brinquedos para várias idades e em especial para menores no Projeto Guri. Também fica no parque a EMIA (Escola de Municipal de Iniciação Artística), que oferece cursos gratuitos para várias idades em diversas expressões artísticas.

Também em Santo André, no bairro de Santa Terezinha no Teatro Conchita de Mores, se situa a primeira Escola Livre de Teatro do Brasil, a ELT, referencia internacional na formação do ator e no seu método pedagógico colaborativo.

Muitos dos antigos salões de cinema em Santo André se transformaram em igrejas evangélicas ou foram demolidos para estacionamentos e mercados, como é o exemplo do Cine Tangará, do Studio Center e do Cine-Teatro Carlos Gomes, este último recuperado e tombado pelo município em 1998. Os cinemas agora ficam por conta dos shoppings. O Shopping ABC Plaza, na Avenida Industrial, e Shopping ABC, nas antigas instalações do Mappin, na Avenida Pereira Barreto, no bairro Paraíso, possuem dezenas de salas de exibição.

A cidade também conta com pequenos clubes esportivos particulares e temáticos, como o Clube de Portugal do Grande ABC, no bairro Paraíso.

Estádio do Esporte Clube Santo AndréEm relação ao esporte, a cidade conta atualmente com o Esporte Clube Santo André, fundado em 1967. O clube conquistou em 2008 o acesso à Série A-1 do Campeonato Paulista e à Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol, após belissimas campanhas, cujos principais destaques foram os jogadores Neneca, Jefferson, Marcelinho Carioca e Márcio Mixirica. A maior conquista do clube foi a Copa do Brasil de 2004, tendo como destaques os jogadores Sandro Gaúcho, Romerito, Alex, Élvis e Osmar, culminando com a disputa da Taça Libertadores de 2005 e a quase classificação a segunda fase da competição, onde ganhou 1 jogo do ex-campeão Palmeiras. Nos anos 1980, outro esporte se consagrou em Santo André, o voleibol com o antigo time da Pirelli onde surgiram grandes estrelas do esporte nacional. Um dos últimos feitos do clube foi o acesso a série A do campeonato Brasileiro

A música também é um lazer na cidade acompanhada por um grande números de jovens ou até adultos que formam suas bandas e apresentam-se em festivais organizados por estúdios em bares no Bairro Jardim e no centro da cidade.

A cidade conta ainda com uma associação voltada ao estudo e à divulgação das espécies vegetais da família das orquídeas, a Sociedade Orquidófila de Santo André - SOSA. Fundada em 1° de maio de 1956, foi reconhecida como de utilidade pública pela Prefeitura Municipal em 1982 e é a principal organizadora do Festival de Flores de Santo André, que faz parte do calendário de festividades em comemoração ao aniversário da cidade.

Andreenses ilustres



Diego Hypólito, andreense ilustre.Diego Hypólito - ginasta
Daniele Hypólito - ginasta
Danilo Gentili - jornalista e comediante - o repórter inexperiente -, trabalha atualmente na Rede Bandeirantes
Angélica Ksyvickis - apresentadora de TV, trabalha atualmente na Rede Globo
Regiane Alves - atriz, trabalha atualmente na Rede Globo
Lucélia Santos - atriz.
Jeronimo Maria Barreto Claudemir da Silva - futebolista ("Cacau")
Celso Daniel - político, prefeito da cidade pelo PT (Partido dos Trabalhadores), assassinado em 2002
Edson Cordeiro - cantor
Sandro Dias - skatista, também conhecido como Mineirinho
Karen Jones - skatista, campeã mundial em 2006
Luís Sacilotto - artísta plástico, arte concreta
Jose Cicote - sindicalista, fundador do PT e da CUT, eleito Dep.Estadual
Milena Toscano - atriz, trabalha atualmente na Rede Globo
Letícia Colin - atriz, trabalha atualmente na Rede Record
Camila Rodrigues - atriz, trabalha atualmente na Rede Globo
Alexandre Lima de Araújo - Lutador, mais conhecido como Chileno
Alessandra Samadello - cantora evangélica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário