"A Cultura esta acima da diferença da condição social"

Promovendo gratuitamente Assistencia Social e Cultural para crianças de 7 a 17 anos. Os projetos do Bola de Gude tem por finalidade descobrir o potencial de cada criança, acrescentar no futuro de cada um, novas idéias, perspectiva de vida, dignidade e fazer valer seus direitos de cidadão.



sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A História do Graffiti


O graffiti está presente desde à milhares de anos, iniciando-se na pré história. Mas o graffiti, a escrita na parede que hoje conhecemos, teve início nos finais dos anos 60 em Nova Iorque através do criador Taki 183. Taki 183 era mensageiro, um emprego que o obrigava a percorrer a cidade inteira. Após a observação de alguns sítios espantosos e outros assustadores e sombrios, decidiu, então, começar a marcar o seu nome em todo o sítio por onde passasse (paragens de comboio, metros, por fora e por dentro das carruagens, entre outros). A dada altura ficou conhecido em Nova Iorque como uma figura misteriosa. Em 1971, Taki 183 foi entrevistado pela New York Times, ficando, assim, famoso. Os jovens, ao ver a fama deste, começaram a imitá-lo.
A procura do poder sobre o mundo do graffiti foi tanta, que deu origem a guerras e conflitos urbanos, em que os bairros competiam uns contra os outros, para mostrar quem conseguia o maior número de graffitis. Por consequencia, Nova Iorque tornou-se numa cidade repleta de arte urbana, com graffitis em tudo que era sitio (como, por exemplo, em esquinas, nos metros, nas estações de comboio, etc.)

Caracterizados pela sua criatividade e liberdade de expressão, os artistas de graffiti ou "writers", têm uma enorme paixão pelo seu desempenho, mas são chamados por muitas pessoas de criminosos e vândalos. Porém, muito pelo contrário, o graffiti começou com uma enorme vontade dos writters, de expressar publicamente a sua identidade. Como se pode imaginar o estilo de graffiti evoluiu muito ficando muito mais complexa e bela. Antigamente, era considerado como poluição visual, apenas a escrita na parede, mas foi ganhando prestigio, respeito, análise, novas técnicas e até o seu próprio vocabulário.
De tags a trowups, obras-primas que ocupavam uma ou mais carruagens, o graffiti superou os limites e desenvolveu-se como uma forma de arte: A Arte Urbana!

Estes jovens têm como objectivo expressar-se, criativamente numa sociedade que dizia que eles não tinham talento, nem capacidades. Vários deles eram vindos de ghettos, sendo negada por várias pessoas a existência de alguma cultura e conhecimento nestes. O graffiti e o hip hop vieram provar ao mundo que este preconceito era falso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário