"A Cultura esta acima da diferença da condição social"

Promovendo gratuitamente Assistencia Social e Cultural para crianças de 7 a 17 anos. Os projetos do Bola de Gude tem por finalidade descobrir o potencial de cada criança, acrescentar no futuro de cada um, novas idéias, perspectiva de vida, dignidade e fazer valer seus direitos de cidadão.



domingo, 14 de março de 2010

Capoeira - Um desafio para o Corpo

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura luta, dança, cultura popular, música esporte, artes marciais e talvez até brincadeira. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.
Acredita-se que a palavra capoeira seja originária do tupi e refira-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira obteve o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata. Há porém, uma enorme polêmica acerca da origem etimológica do termo. Existe a teoria de base lusófona na explicação de alguns etimólogos como sendo originária do português "capo", uma vez que, o jogo dançante era praticado por escravos de ganho, vendedores de aves, que assentavam ao chão as gaiolas de seus capos, antes da prática. No entanto, muitos especialista consideram a teoria um tanto simplista e artigos acadêmicos que questionam o rigor científico dos estudos sobre a capoeira podem ser encontrados na web. As teorias indígenas apontam tanto o tupi quanto o guarani nos termos kapwera ou tupwera, relacionando-a à vegetação debastada pela prática.[1] Internacionalmente, os dicionários etimológicos acompanham a controvérsia, ora apresentando o vocábulo capoeira como oriundo do quicongo "kipura" sofrendo influência latina para cap, ora apresentando o português antigo "capon", frango ou galo jovem castrado, ave esta vendida em gaiolas pelos escravos de ganho praticantes da capoeira.

Sistema oficial de graduação da Confederação Brasileira de Capoeira


A- Graduação Infantil (até 14 anos)

1º iniciante: sem corda ou sem cordão
2º batizado infantil: cinza claro e verde
3º graduado infantil: cinza claro e amarelo
4º graduado infantil: cinza claro e azul
5º intermediário infantil: cinza claro, verde e amarelo
6º avançado infantil: cinza claro, verde e azul
7º estagiário infantil: cinza claro, amarelo e azul
8º Formado infantil:cinza claro,verde,amarelo e azul

B- Graduação Adulta (a partir de 14 anos)

9º iniciante: sem corda ou cordão
10º batizado: verde
11º graduado: amarelo
12º graduado: azul
13º intermediário: verde e amarelo
14º avançado: verde e azul
15º estagiário: amarelo e azul

C- Docente de capoeira

16º estágio - Formado: verde, amarelo e azul
17º estágio - Monitor: verde e branco
18º estágio - Professor: amarelo e branco
19º estágio - Contra-mestre: azul e branco
20º estágio - Mestre: branco

Obs: Após a 8º graduação o aluno formado infantil passa para a 10º graduação que é a primeira corda adulta, corda verde, em alguns casos (dependendo de seu desempenho) pode pegar a 11º que é a corda amarela, segunda corda adulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário